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Curso Motoboy -
Uma Proposta de Prevenção de Acidentes


Proposta do Curso

     A juventude possui muitas facetas; porém, sua principal característica é a crença em viver intensamente. A mesma força da Vida que impulsiona o vigor físico, impulsiona também a intensidade de viver. É nessa fase que é desperto o interesse pelos grandes ideais já construídos pela história do processo civilizatório e não sem razão, é também nessa fase que os jovens constituem-se em presas fáceis de apelos doutrinários de todas as origens.

     De outro lado, porém, sabemos que os jovens estão ensaiando sua entrada no mundo adulto, que os fascina, os atemoriza e, ao mesmo tempo, pode entristecê-los. Desafiar esse mundo é uma das atividades prediletas dos jovens, que, se mal interpretadas pelos adultos, deixam de ser uma forma de ensaio para tornar-se um conflito entre as gerações que pode atingir dimensões perversas. Alcançar o mundo dos jovens incentivando-os a colaborar com o processo social eleito é um dos principais aspectos da socialização do jovem visando sua inserção reflexiva na sociedade.

     Assim, políticas, programas e ações que promovam a força jovem, canalizando-as para finalidades socialmente significativas, devem ser incrementadas, especialmente no Brasil, um dos países que ainda contam com um número significativo de pessoas nesse segmento social.

     A presente Proposta caminha nessa direção, especialmente direcionada àqueles jovens que trabalham sobre motocicletas.

     Os denominados Motoqueiros constituem-se, em sua maioria, em jovens que praticam tal atividade como forma de sua inserção no mundo do trabalho, utilizando-se da motocicleta como instrumento de trabalho, sendo a máquina modelo padrão, já que se trata de investimento produtivo. Os Motoqueiros vivem a ambivalência contida na máquina, pois se a motocicleta é utilizada como bem de consumo, e não como instrumento de trabalho, ela passa a conter valorização diferente, pois pode representar o status e o poder aquisitivo de seus proprietários, além de constituir-se em objeto de desejo a depender de sua marca e tradição no mercado de veículos; esse fato, porém, não retira a possibilidade, ou mesmo reforça, de os Motoqueiros realizarem proezas quando em sua direção.

     Admirados ou odiados pelos demais atores do espaço público, acabam construindo sua identidade sobre a máquina e sobre essa imagem distorcida que deles tem a população.

     Por outro lado, o exercício da profissão os torna exímios contorcionistas do trânsito, o que promove sua agilidade e sua imagem, para o bem ou para o mal.

     O trânsito caótico, que caminha lentamente pelos intermináveis engarrafamentos, torna os serviços dos Motoboys cada vez mais indispensáveis no dia-a-dia de qualquer empresa, da multinacional à entrega de pizza, que precisam utilizar os serviços prestados por estes jovens visando o desenvolvimento de seus negócios.

     Esta ambivalência entre o útil entregador e o Cachorro Louco do trânsito tem imobilizado aqueles com responsabilidade direta e indireta em promover a capacitação, o bem estar e a segurança destes jovens.


O Cultural


     As questões em que os Motoboys se envolvem no trânsito quase sempre geram o desagrado dos demais usuários do espaço público. Apelidados de Cachorros Loucos , designação pejorativa utilizada inclusive pela mídia, eles podem, até, fazer jus à denominação, num movimento de defesa de sua identidade, agravando, assim, a imagem que se tem deles, que os leva a mais peripécias, e assim sucessivamente, ações essas que se transformam em um processo delicado e perigoso.

     Portanto, mesmo as dificuldades que fazem parte de seu trabalho são desconsideradas; o clima, a pressa, a quantidade e tipo de volumes que carregam, o risco implícito ao trânsito, quase sempre não são levados em conta quando são avaliados, prevalecendo sua imagem negativa.

     Do ponto de vista do tempo, a condição de congestionamento constante do trânsito em cidades de maior porte pode afetar o atendimento às emergências, às vezes de forma irremediável, pela própria dificuldade de acesso das Unidades de Emergência ( SAMUS , Bombeiros e demais) ao local, o que seria minorado pelo ingresso dos Motoboys no esquema de prestação dos Primeiros Socorros.

     Os especialistas em trânsito costumam afirmar que não há o que possa ser feito com os Motoboys no sentido de obter seu envolvimento com a melhoria do trânsito. Mas, do ponto de vista social, a inserção desses usuários do espaço público, além de colaborar para maior racionalidade de seu uso, poderia, também, estar incluindo esse segmento de forma diferenciada no processo social geral. Sua inserção é fundamental considerando-se, no mínimo, os seguintes aspectos:

São jovens e, vivendo toda a plenitude dessa fase da vida, se não forem envolvidos em atividades socialmente aceitas, envolver-se-ão naquelas que lhes trouxerem maior retorno emocional, portanto, maior risco;

Necessitam desenvolver-se, pois já vêm executando uma profissão de forma desqualificada e desvalorizada socialmente, embora possam cumprir um excelente papel, especialmente nos congestionamentos enorme em que se transformaram as principais vias públicas das grandes metrópoles;

Devem passar, como Pessoa, por um processo de valorização social: destituir a imagem que possuem, substituindo-a por outra à altura da importância de seu trabalho, além de mostrá-los para a comunidade profissional como portadores de uma qualificação igualmente importante no trânsito;

Melhorar sua auto-estima, inserindo-os de forma mais criativa e significativa no processo social, e, como conseqüência, enriquecendo sua subjetividade;

Na medida que aprendem a cuidar da Vida, passam a valorizar a sua própria e o resultado mais visível será a redução do seu envolvimento em acidentes de trânsito que, segundo dados oficiais, matam de dois a três jovens motoqueiros por dia na cidade de São Paulo;

Portanto, torna-se necessário implementar um Projeto de transformação dos Motoboys em facilitadores do atendimento aos acidentados no espaço público. O ponto mais importante de um projeto como este é que a adesão a ele deve ser completamente voluntária, não se constituindo em obrigatoriedade de qualquer natureza.


Objetivos


     Implementar um Programa Oficial de Desenvolvimento de Motoboys que promova sua inserção planejada no trânsito, de modo a reinventar sua atual identidade, acoplando à profissão vigente sua atuação como um facilitador do atendimento aos acidentados e redução do seu envolvimento em acidentes, através de:

Promoção de sua especialização profissional, através da aplicação do Suporte Básico de Vida, do National Safety Council , preparando-os a prestarem os primeiros socorros à vítimas de acidentes de trânsito, até a chegada do Resgate Especializado;

Promover sua valorização pessoal, através de campanha promocional, divulgando seu novo papel como Anjos do Asfalto em Motos, e conseqüente valorização por parte da comunidade;

Promover sua qualificação profissional como Condutores, através da aplicação do curso Defensive Driving do National Safety Council, apropriado para a direção de motocicletas, voltado aos aspectos técnicos e comportamentais da atividade de dirigir uma moto, ajudando-o a entender a complexidade do ser humano face ao estresse e agressividade do trânsito;

Desenvolver sua cidadania, através da re-significação da visão que possuem do espaço público e das formas de sua utilização;

Favorecer a redução do seu envolvimento em acidentes de trânsito propiciada pela compreensão da fragilidade da vida e a mudança de comportamento a partir do entendimento da dinâmica do risco da sua atividade.


Estrutura do Programa de Formação do
"Angel Moto"


     A estrutura do programa constituir-se-ia em, pelo menos, três eventos principais:

 

1 - Curso de RCP - Ressuscitação Cárdio Pulmonar e Primeiros Socorros

2 - Curso Defensive Driving do National Safety Council

3 - Reconhecimento dos Equipamentos Sociais de Apoio

 


     O programa destes cursos contém informações essenciais para o atendimento adequado às vítimas de trauma e de males súbitos, permitindo, ainda, que os Participantes aprendam a se proteger do contato com doenças contagiosas. Por outro lado, aprendem a se comunicar com o Resgate e a controlar o pânico no local do acidente, desenvolvendo uma consciência sobre os riscos típicos de sua atividade e de como deles defender-se.

 

1 - Curso de RCP
Ressuscitação Cárdio Pulmonar e Primeiros Socorros

 

Objetivos

 

Após completar o treinamento os Participantes deverão estar aptos a:

Avaliar o cenário, tomar providências para evitar novos acidentes no local, identificar número de vítimas e o quadro do trauma e chamar o Resgate;

Identificar problemas que representam ameaça iminente à vida da vítima;

Conhecer, identificar e aplicar as manobras de Ressuscitação Cárdio Pulmonar - RCP;

Controlar quadros de traumas até a chegada do Resgate.


2 - Defensive Driving

Introdução à questão da direção na defensiva;

Condições para pilotar motos de forma segura;

Atitudes inseguras;

Direção agressiva;

Como as leis da física afetam a direção;

Dicas e defesa para uma direção segura;

Normas de circulação e conduta previstas no CTB;

Reconhecendo minhas atitudes.


3 - Instituições de Apoio


O Corpo de Bombeiros;

A Polícia Militar;

A Polícia Civil;

Os Serviços de Emergências ( SAMU );

Como as leis da física afetam a direção;

O CET ou órgãos correspondentes em demais Municípios;

O Pronto Socorro do HC e demais Hospitais em São Paulo ou demais localidades;

Organizações Não Governamentais envolvidas com o assunto.




     A American Solution poderá desenvolver este projeto para Prefeituras, Órgãos Estaduais, ONGs , Empresas ou Associações interessas em reduzir acidentes com Moto Boys.

Caminhões e
Carretas

Direção
Defensiva

Cursos
Náuticos

Segurança para
Motoboy

Risco para
Frotas

Último
Segundo

Primeiros
Socorros

Veículo de
Emergência

DEA

PMS


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