Curso
Motoboy -
Uma Proposta de Prevenção
de Acidentes
Proposta
do Curso
A
juventude possui muitas facetas; porém, sua principal
característica é a crença em viver intensamente.
A mesma força da Vida que impulsiona o vigor físico,
impulsiona também a intensidade de viver. É
nessa fase que é desperto o interesse pelos grandes
ideais já construídos pela história do
processo civilizatório e não sem razão,
é também nessa fase que os jovens constituem-se
em presas fáceis de apelos doutrinários de todas
as origens.
De outro lado, porém,
sabemos que os jovens estão ensaiando sua entrada no
mundo adulto, que os fascina, os atemoriza e, ao mesmo tempo,
pode entristecê-los. Desafiar esse mundo é uma
das atividades prediletas dos jovens, que, se mal interpretadas
pelos adultos, deixam de ser uma forma de ensaio para tornar-se
um conflito entre as gerações que pode atingir
dimensões perversas. Alcançar o mundo dos jovens
incentivando-os a colaborar com o processo social eleito é
um dos principais aspectos da socialização do
jovem visando sua inserção reflexiva na sociedade.
Assim, políticas, programas
e ações que promovam a força jovem, canalizando-as
para finalidades socialmente significativas, devem ser incrementadas,
especialmente no Brasil, um dos países que ainda contam
com um número significativo de pessoas nesse segmento
social.
A presente Proposta caminha
nessa direção, especialmente direcionada àqueles
jovens que trabalham sobre motocicletas.
Os denominados Motoqueiros constituem-se,
em sua maioria, em jovens que praticam tal atividade como
forma de sua inserção no mundo do trabalho,
utilizando-se da motocicleta como instrumento de trabalho,
sendo a máquina modelo padrão, já que
se trata de investimento produtivo. Os Motoqueiros vivem a
ambivalência contida na máquina, pois se a motocicleta
é utilizada como bem de consumo, e não como
instrumento de trabalho, ela passa a conter valorização
diferente, pois pode representar o status e o poder
aquisitivo de seus proprietários, além de constituir-se
em objeto de desejo a depender de sua marca e tradição
no mercado de veículos; esse fato, porém, não
retira a possibilidade, ou mesmo reforça, de os Motoqueiros
realizarem proezas quando em sua direção.
Admirados ou odiados pelos demais
atores do espaço público, acabam construindo
sua identidade sobre a máquina e sobre essa imagem
distorcida que deles tem a população.
Por outro lado, o exercício
da profissão os torna exímios contorcionistas
do trânsito, o que promove sua agilidade e sua imagem,
para o bem ou para o mal.
O trânsito caótico,
que caminha lentamente pelos intermináveis engarrafamentos,
torna os serviços dos Motoboys cada vez mais indispensáveis
no dia-a-dia de qualquer empresa, da multinacional à
entrega de pizza, que precisam utilizar os serviços
prestados por estes jovens visando o desenvolvimento de seus
negócios.
Esta ambivalência entre
o útil entregador e o Cachorro Louco do trânsito
tem imobilizado aqueles com responsabilidade direta e indireta
em promover a capacitação, o bem estar e a segurança
destes jovens.
O Cultural
As
questões em que os Motoboys se envolvem no trânsito
quase sempre geram o desagrado dos demais usuários
do espaço público. Apelidados de Cachorros
Loucos , designação pejorativa utilizada
inclusive pela mídia, eles podem, até, fazer
jus à denominação, num movimento de defesa
de sua identidade, agravando, assim, a imagem que se tem deles,
que os leva a mais peripécias, e assim sucessivamente,
ações essas que se transformam em um processo
delicado e perigoso.
Portanto, mesmo as dificuldades
que fazem parte de seu trabalho são desconsideradas;
o clima, a pressa, a quantidade e tipo de volumes que carregam,
o risco implícito ao trânsito, quase sempre não
são levados em conta quando são avaliados, prevalecendo
sua imagem negativa.
Do ponto de vista do tempo,
a condição de congestionamento constante do
trânsito em cidades de maior porte pode afetar o atendimento
às emergências, às vezes de forma irremediável,
pela própria dificuldade de acesso das Unidades de
Emergência ( SAMUS , Bombeiros e demais) ao local, o
que seria minorado pelo ingresso dos Motoboys no esquema de
prestação dos Primeiros Socorros.
Os especialistas em trânsito
costumam afirmar que não há o que possa ser
feito com os Motoboys no sentido de obter seu envolvimento
com a melhoria do trânsito. Mas, do ponto de vista social,
a inserção desses usuários do espaço
público, além de colaborar para maior racionalidade
de seu uso, poderia, também, estar incluindo esse segmento
de forma diferenciada no processo social geral. Sua inserção
é fundamental considerando-se, no mínimo, os
seguintes aspectos:
São jovens e, vivendo toda a plenitude dessa fase da
vida, se não forem envolvidos em atividades socialmente
aceitas, envolver-se-ão naquelas que lhes trouxerem
maior retorno emocional, portanto, maior risco;
Necessitam desenvolver-se, pois já vêm executando
uma profissão de forma desqualificada e desvalorizada
socialmente, embora possam cumprir um excelente papel, especialmente
nos congestionamentos enorme em que se transformaram as principais
vias públicas das grandes metrópoles;
Devem passar, como Pessoa, por um processo de valorização
social: destituir a imagem que possuem, substituindo-a por
outra à altura da importância de seu trabalho,
além de mostrá-los para a comunidade profissional
como portadores de uma qualificação igualmente
importante no trânsito;
Melhorar sua auto-estima, inserindo-os de forma mais criativa
e significativa no processo social, e, como conseqüência,
enriquecendo sua subjetividade;
Na medida que aprendem a cuidar da Vida, passam a valorizar
a sua própria e o resultado mais visível será
a redução do seu envolvimento em acidentes de
trânsito que, segundo dados oficiais, matam de dois
a três jovens motoqueiros por dia na cidade de São
Paulo;
Portanto, torna-se necessário implementar um Projeto
de transformação dos Motoboys em facilitadores
do atendimento aos acidentados no espaço público.
O ponto mais importante de um projeto como este é que
a adesão a ele deve ser completamente voluntária,
não se constituindo em obrigatoriedade de qualquer
natureza.
Objetivos
Implementar
um Programa Oficial de Desenvolvimento de Motoboys que promova
sua inserção planejada no trânsito, de
modo a reinventar sua atual identidade, acoplando à
profissão vigente sua atuação como um
facilitador do atendimento aos acidentados e redução
do seu envolvimento em acidentes, através de:
Promoção de sua especialização
profissional, através da aplicação do
Suporte Básico de Vida, do National Safety
Council , preparando-os a prestarem os primeiros
socorros à vítimas de acidentes de trânsito,
até a chegada do Resgate Especializado;
Promover sua valorização pessoal, através
de campanha promocional, divulgando seu novo papel como Anjos
do Asfalto em Motos, e conseqüente valorização
por parte da comunidade;
Promover sua qualificação profissional como
Condutores, através da aplicação do curso
Defensive Driving do National Safety Council, apropriado
para a direção de motocicletas, voltado aos
aspectos técnicos e comportamentais da atividade de
dirigir uma moto, ajudando-o a entender a complexidade do
ser humano face ao estresse e agressividade do trânsito;
Desenvolver sua cidadania, através da re-significação
da visão que possuem do espaço público
e das formas de sua utilização;
Favorecer a redução do seu envolvimento em acidentes
de trânsito propiciada pela compreensão da fragilidade
da vida e a mudança de comportamento a partir do entendimento
da dinâmica do risco da sua atividade.
Estrutura
do Programa de Formação do
"Angel Moto"
A
estrutura do programa constituir-se-ia em, pelo menos, três
eventos principais:
1
- Curso de RCP - Ressuscitação Cárdio
Pulmonar e Primeiros Socorros |
2
- Curso Defensive Driving do National Safety Council |
3
- Reconhecimento dos Equipamentos Sociais de Apoio |
O programa destes cursos contém
informações essenciais para o atendimento adequado
às vítimas de trauma e de males súbitos,
permitindo, ainda, que os Participantes aprendam a se proteger
do contato com doenças contagiosas. Por outro lado,
aprendem a se comunicar com o Resgate e a controlar o pânico
no local do acidente, desenvolvendo uma consciência
sobre os riscos típicos de sua atividade e de como
deles defender-se.
1
- Curso de RCP
Ressuscitação Cárdio Pulmonar e Primeiros
Socorros
Objetivos
Após completar o treinamento os Participantes deverão
estar aptos a:
Avaliar o cenário, tomar providências para evitar
novos acidentes no local, identificar número de vítimas
e o quadro do trauma e chamar o Resgate;
Identificar problemas que representam ameaça iminente
à vida da vítima;
Conhecer, identificar e aplicar as manobras de Ressuscitação
Cárdio Pulmonar - RCP;
Controlar quadros de traumas até a chegada do Resgate.
2
- Defensive Driving
Introdução à questão da direção
na defensiva;
Condições para pilotar motos de forma segura;
Atitudes inseguras;
Direção agressiva;
Como as leis da física afetam a direção;
Dicas e defesa para uma direção segura;
Normas de circulação e conduta previstas no
CTB;
Reconhecendo minhas atitudes.
3
- Instituições de Apoio
O Corpo de Bombeiros;
A Polícia Militar;
A Polícia Civil;
Os Serviços de Emergências ( SAMU );
Como as leis da física afetam a direção;
O CET ou órgãos correspondentes em demais Municípios;
O Pronto Socorro do HC e demais Hospitais em São Paulo
ou demais localidades;
Organizações Não Governamentais envolvidas
com o assunto.
A American Solution
poderá desenvolver este projeto para Prefeituras, Órgãos
Estaduais, ONGs , Empresas ou Associações interessas
em reduzir acidentes com Moto Boys.